Pesquisar no Blog
Alimentação Cuidados Dicas Para Tutores

Dicas para aumentar a imunidade do pet!

Assim como para nós, alguns nutrientes ajudam a aumentar a imunidade do pet e agem para reduzir o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos, diabetes, entre outros.

Oferecer uma alimentação equilibrada para cães e gatos é a base para uma vida saudável e livre de doenças. Os alimentos corretos para cada fase da vida dos peludos – filhotes, adultos e idosos – são muito importantes para suprir as necessidades nutricionais e garantir o bom funcionamento do organismo.

Mas o que quer dizer baixa imunidade? E como aumentar a imunidade do pet?

Baixa imunidade é quando o sistema de defesa do organismo não está conseguindo proteger o corpo contra agressões externas (bactérias, fungos, protozoários, vírus) e acaba não combatendo infecções adequadamente.

Uma boa dieta é responsável por deixar o pet mais forte e, no caso de animais que já sofrem de doenças crônicas, ajuda a minimizar os sintomas e aumentar a resposta ao tratamento medicamentoso. Sim, isto tudo, por meio de alimentos!

aumentar a imunidade do pet

Os alimentos são realmente poderosos. Mesmo que hoje seu pet seja saudável, é importante investir nos cuidados do peludo para que, no futuro, você possa aproveitar muitos anos ao lado do seu amigão.

O que os alimentos podem fazer pelo meu pet?

 Para se ter uma ideia, dependendo do alimento oferecido, é possível facilitar a digestão do cão, corrigir a quantidade de água ingerida, melhorar a produção de urina e até diminuir a formação de cálculos urinários.

O “cardápio” adequado também é parte de diversos tratamentos. Não é à toa que pets que sofrem de problemas renais, hepáticos, cardíacos e outros, precisam contar com uma alimentação especial.

No caso da diabetes, por exemplo, que está relacionada a um problema de origem hormonal, os alimentos podem ajudar a manter os níveis de glicemia mais equilibrados e ajudar a reduzir a dose de insulina a ser aplicada no pet.

O mesmo vale para os pets que têm colesterol alto. Em alguns casos, a dieta pode ser suficiente para diminuir o nível de gordura no sangue e até evitar o uso de medicamentos. Tudo isso, é claro, só poderá ser orientado por um médico veterinário.

Nutrientes poderosos

Alguns nutrientes atuam como imunomoduladores, ou seja, são responsáveis por aumentar as defesas do organismo. Entre eles estão algumas vitaminas (A, B6, ácido fólico C e E), minerais (selênio, ferro, cobre, zinco ômegas 3 e 6), fibras e probióticos.

Quer saber onde podemos encontrar estes benefícios para aumentar a imunidade do pet?

Iogurte natural – são probióticos que ajudam na restauração da microbiota intestinal.

aumentar a imunidade do pet

Levedura de cerveja – auxilia na manutenção da microbiota intestinal, pois é fonte de vitaminas do Complexo B. Para se obter o benefício do ingrediente, recomenda-se o uso do suplemento que utiliza apenas o seu bioativo, proporcionando maior benefício ao pet.

aumentar a imunidade do pet

Alho – tem ação bacteriana, antifúngica e antiviral. No entanto, se ingerido em quantidade inadequada pelo pet, pode levar a intoxicações. Por isso, opte por suplementos que utilizem apenas o bioativo deste ingrediente, de forma segura para o pet.

aumentar a imunidade do pet

Cenoura – fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).

aumentar a imunidade do pet

Alcachofra – o lupeol, presente na alcachofra, apresenta ação tóxica contra células tumorais, tem atividade antioxidante, além de promover a liberação de resposta imunológica. Além disso, aumenta a produção e secreção de bile, facilitando a digestão e a eliminação de toxinas.

aumentar a imunidade do pet

Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos!

 

Veja também: Saiba agora o que a beterraba pode fazer pelo seu pet!

Nenhum comentário encontrado.

Deixe Seu Comentário